Coordenador : Aline Silva de Aguiar
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389339.2201.123022.15022023
Departamento/Setor: MND
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes da UFF matriculados em cursos da área da saúde. Também estudantes inseridos no GPNUTT e pessoas que acessem conteúdo nas redes sociais e podcast
Local de atuação: Laboratório de Psiquiatria Translacional e Espaço de Treinamento, Atendimento e Pesquisa Clínica (ESTAPEC)
Objetivo
- Oferecer acompanhamento nutricional em grupo e individual para estudantes da área da saúde com distúrbios do sono e comorbidades. - Promover encontros (remotos e presenciais) para estudo sobre saúde mental e nutrição entre docentes e discentes do GPNUTT (Grupo de Pesquisa em Nutrição Translacional) e o NCCD (Núcleo de Ciências Comportamentais e do Desenvolvimento). - Divulgar informações sobre sono, saúde mental e alimentação para a comunidade acadêmica através do do podcast Alimente: Nutrição e Ciência e Projeto Nix no Instagram e Tik & Tok.
Resumo
O projeto Quíron foi idealizado em parceria com o Projeto NIX, criado em 2018, com enfoque na saúde mental de estudantes da UFF, abrangendo problemas relacionados ao sono e consumo de drogas lícitas. Na experiência do projeto NIX, observou-se a demanda de melhor organização e orientação para uma alimentação mais saudáveis, considerando as novas demandas e desafios da vida universitária para estes jovens. Por isso, inicialmente levantaremos demandas na população acadêmica da área da saúde a fim de identificar lacunas de sobre informações de interesse relacionadas a nutrição/alimentação e sono. Em seguida, faremos o planejamento da abordagem individual e em grupos de Educação Alimentar e Nutricional focada na alimentação facilitadora do sono. Associado a ação presencial, ampliaremos a divulgação científica sobre a interface nutrição e saúde mental direcionada a melhora do sono, através do podcast Alimente: Nutrição e Ciência e Projeto Nix no Instagram e Tik & Tok.